A fricção acentuada no molde em máquinas de lingotamento contínuo é um forte causador do desgaste prematuro e da diminuição da vida útil destes, uma relação que pode ser comprovada através da coleta e análise de dados utilizando-se das ferramentas apropriadas.


Com graves problemas de desgaste prematuro dos moldes de cobre, e suas consequências no produto, uma siderúrgica contratou a equipe técnica da Tozato para realizar uma investigação apropriada dos motivos.

O resultado dessa investigação, você confere aqui.

A fricção nos osciladores

Utilizando uma ferramenta para medição da oscilação, foi possível verificar a aparição de fricção, justamente, na base do molde durante a oscilação.

No caso deste cliente, a fricção foi o resultado de grandes movimentos frontais vistos na oscilação do molde. Nesse caso, estes movimentos frontais ocorreram devido à falta de alinhamento ocasionada pela folga e quebra dos parafusos de fixação na mesa de oscilação assim como a quebra das molas.

Desgaste prematuro dos moldes

Uma vez encerrada a coleta dos dados de oscilação, realizou-se a medição das superfícies internas do tubo do molde utilizando um sistema de precisão para a medição das faces e quinas do molde.

Na avaliação final das condições do desgaste do molde foram encontradas alterações graves na parte inferior do tubo. De fato, tanto a análise da oscilação quanto o sistema de medição do desgaste comprovaram o mesmo resultado: altíssima fricção na base do molde.

Conclusão

Ficou evidente que a parte do molde que sofria mais atrito também era a parte que mais sofria desgaste prematuro. A utilização de ferramentas confiáveis e isentas para realizar a monitoração e controle tornam-se fundamentais na garantia de qualidade e maior controle do processo produtivo – características compartilhadas entre as maiores siderúrgicas, dos maiores grupos do mundo a fim de atender as necessidades e demandas de um mercado cada vez mais exigentes.