Em empresas que possuem máquinas hidráulicas, é muito comum que os responsáveis acreditem no correto funcionamento dos osciladores tomando como base informações do LVDT (linear voltage displacement transducer) – sensor de feedback, onde os dados coletados não nos dizem nada sobre a oscilação da mesa e, sim, somente acerca do cilindro.


Durante uma recente medição da oscilação em máquina hidráulicas de lingotamento de com dois cilindros e mesa de oscilação tipo spring-table, verificou-se uma irregularidade no deslocamento vertical da mesa de oscilação do veio 6, que apresentava graves problemas de qualidade e produtividade.

Coleta de dados de oscilação em máquinas hidráulicas

Constatou-se, utilizando um equipamento para análise da trajetória de oscilação, que o lado esquerdo (sensores 1 e 2) e o lado direito (sensores 3 e 4) não completavam o curso desejado do projeto da máquina. Inclusive, existia uma diferença de quase 1.0 mm entre os lados esquerdo e direito. Em outras palavras, o lado direito estava com um deslocamento 1.13 mm menor que o curso desejado e o lado esquerdo 0.35 mm.

Durante a manutenção preventiva da mesa, foi encontrada a mola tipo facão (leaf springs) do lado esquerdo enferrujada em várias partes. Dessa maneira, sem a elasticidade suficiente, não alcançava o curso desejado do molde.

O LVDT é importante para controlar a qualidade da oscilação no seu estágio inicial, dada a importância do cilindro no ciclo do molde, mas é preciso um equipamento de alta precisão e sensibilidade para monitorar a oscilação em máquinas hidráulicas e os deslocamentos reais da mesa e do molde no final do ciclo de oscilação.

Conclusão

Entre o cilindro e o molde existem muitos elementos mecânicos que podem alterar o ciclo projetado do molde, tais como molas, rolamentos, acoplamentos, pinos e parafusos. Quando um desses elementos está danificado, somente uma medição com um sistema de medição adequado pode identificar falhas para realizar as posteriores ações corretivas.