Existe relação entre as condições internas do molde de cobre e a fricção dos osciladores durante o processo de lingotamento contínuo. Essa relação, porém, só foi comprovada com emprego simultâneo de um sistema de monitoração da oscilação e um medidor de perfil do molde. O resultado desse estudo você confere aqui.

O monitoramento constante das reais condições de vibração e fricção dos osciladores é uma tarefa fundamental. Principalmente porque nunca se sabe como ele vai reagir às mudanças cotidianas que sofrem a máquina de lingotamento contínuo.

O caso a seguir serve como comprovação dessa necessidade, além de comprovar a relação direta entre o excesso de fricção e o perfil do molde de cobre utilizado.

Excesso de Fricção

Após a parada sazonal para troca de moldes, utilizando-se um equipamento de monitoração da oscilação, um cliente constatou um aumento significativo e fora do comum da fricção nos osciladores do molde.

Os dois moldes estavam com as mesmas condições de vida útil e manutenção, vindos do mesmo fornecedor, então não parecia fazer sentido atribuir o problema ao molde.

Análise dos Moldes

Buscando compreender as possíveis causas, o cliente realizou a medição do perfil interno dos moldes envolvidos, utilizando uma ferramenta para medição do perfil:

O primeiro molde, como fica evidente na imagem, está perfeitamente apropriado para as demandas do usuário, ou seja, dentro do perfil esperado. E, como prova disso, vê-se no gráfico que ele produz um atrito normal durante o lingotamento.

O segundo molde, entretanto, apesar de novo, apresenta um perfil fora do desejado e consequentemente um excesso de atrito que é detectada pelo monitor de oscilação.

Com os dados coletados da monitoração da oscilação, associados com os dados com as reais dos moldes de cobre, foi possível correlacionar as duas informações. Ficou evidente que o molde fora do perfil resulta no excesso de fricção.

A fricção acentuada em máquinas de lingotamento contínuo é uma forte causadora da diminuição da vida útil do molde, problemas de defeitos superficiais, trincas e mesmo BO.

Conclusão

Não é a primeira vez que a necessidade da medição dos moldes novos e o controle da fricção se provam necessárias. A utilização de ferramentas confiáveis para realizar o monitoramento e controle tornam-se itens fundamentais na garantia de qualidade e maior controle do processo produtivo – características compartilhadas entre as maiores siderúrgicas, dos maiores grupos do mundo a fim de atender as necessidades e demandas de um mercado cada vez mais exigente.