A oscilação do molde nas máquinas de lingotamento contínuo está sujeita à interferência de fatores que podem causar desgaste prematuro dos moldes. A relação entre esse desgaste prematuro e os defeitos de superfície do aço é grande, mas quando as causas são corretamente identificadas o problema é sanado.

Através de um trabalho de consultoria realizada recentemente em um cliente com alta taxa de desclassificação dos seus produtos (especificamente, trincas de quina) constatou-se que os veios apresentavam graves problemas de desgaste prematuro do molde, ocasionados por erros de deslocamento frontal e lateral.

Identificando as causas do desgaste prematuro do molde

Com o auxílio de um sistema para monitoração da oscilação do molde em máquinas de lingotamento contínuo, foi possível a visualização do movimento em modelagem 3D permitindo verificar que a combinação de erros de deslocamentos frontais e laterais causam o aumento da fricção e um grande estresse nas quinas do molde. Essa fricção excessiva resulta em desgaste prematuro da camada de cromo, especialmente nas quinas e ainda provoca os defeitos de trincas de quinas que o cliente relatava.

A combinação destes erros de deslocamento frontais e laterais acentuados gera elevada fricção, (predominância da cor vermelha) sobretudo na parte de cima do molde, produzindo um desgaste prematuro do mesmo especialmente na parte superior e central.

Estes desgastes dos moldes foram pesquisados através da medição interna do tubo de cobre, utilizando um sistema de precisão para a medição das faces e quinas. Isso permitiu a confirmação da elevada taxa de fricção na parte de cima do molde, ao verificar-se o desgaste na área do meniscus.

Conclusão

Com os dados recolhidos, diagnosticou-se uma perda de alinhamento nos componentes mecânicos, especificamente nos rolos de pé que deslocavam o molde da trajetória projetada. Ajustando-se e regulando-se os mesmos, os erros na oscilação foram corrigidos. Este estudo comprova que o desgaste prematuro das paredes do tubo do molde pode ser causado pela trajetória irregular (fricção) que gera defeitos superficiais no produto. Através do uso de sistemas de monitoração de alta precisão é possível detectar e corrigir problemas da mesa de oscilação que ocasionam danos ao molde e defeitos no produto e prejudicam economicamente o processo produtivo.