Não é incomum o molde de cobre ter sua vida útil reduzida por conta de desgastes que ocorrem prematuramente. O desgaste indevido, entre outros motivos, é causado pelo intenso atrito entre o tarugo e o molde resultante de erros de trajetória causados por uma oscilação fora do eixo devido.

Afinal, existe uma relação direta entre o nivelamento topográfico da mesa de oscilação e o desgaste prematuro do molde? Esse estudo de caso vai te ajudar a entender o quanto esses dois fatores estão relacionados.

Para evitar o aumento da incidência de perfurações decorrente do desgaste do molde, há necessidade de retirar prematuramente o molde ou reduzir a velocidade de lingotamento (baixa produtividade).

Dispondo de um sistema para medição do perfil dos moldes é fácil perceber o desgaste prematuro. Por outro lado, comparando-se os resultados dos testes a frio e a quente com um sistema de monitoração da oscilação, quando são observadas graves distorções nas curvas de Velocidade Vertical a quente ou na animação 3D, são também sintomas de falta de nivelamento.

[Estudo de Caso] Diminuição da Vida Útil do Molde

Com apenas 15 corridas de uso, os moldes utilizados por uma siderúrgica cliente da Tozato Engenharia já estavam sendo descartados.

Essa necessidade foi atestada através da medição das faces do molde, utilizando-se de um equipamento para medição do desgaste. No gráfico, temos a comparação dos dados coletados em um molde novo (em azul) com os dados coletados no mesmo molde apenas 15 corridas depois (em vermelho), totalmente fora de condições de uso.

Para identificar a causa desse desgaste acentuado, foi feito uma coleta dos dados da mesa de oscilação, utilizando-se de um sistema monitor da oscilação. Com os dados coletados, foi possível notar o movimento do oscilador fora do eixo da máquina. O desnivelamento da máquina provoca um aumento de fricção, que é um dos grandes responsáveis pelo desgaste prematuro do molde.

Análise do Nivelamento Topográfico do Oscilador

Com essas informações, a equipe responsável conseguiu realizar a correta manutenção, e combater, de forma assertiva, o problema em questão, o que resultou em aumento considerável da vida útil dos moldes além da melhoria da qualidade superficial, devido a redução da incidência de trincas.

Conclusão

Apesar de, muitas vezes, ser um fator que recebe pouca atenção, é fundamental verificar o nivelamento topográfico da mesa de oscilação. Os problemas provocados pela mesa desalinhada são muitos e variam largamente em sua escala de gravidade, por isso, combater o desnivelamento é uma forma segura de evitar que acidentes de produção, como trincas e riscos, prejudiquem a qualidade. Principalmente: o considerável aumento de fricção provocado pelo desnivelamento topográfico da mesa de oscilação está diretamente relacionado à diminuição da vida útil do molde, portanto, é mais um aspecto que reforça a necessidade do monitoramento permanente das condições dos osciladores.