A aquisição de novos moldes para máquinas de lingotamento contínuo é um procedimento cotidiano no ambiente siderúrgico. Na maioria dos casos, seguro das especificações fornecidas pelo fabricante, os moldes antigos e/ou desgastados são substituídos pelos moldes novos sem que estes passem por qualquer processo de inspeção dimensional interna do taper. Entretanto, estudos conduzidos pela equipe técnica da Tozato comprovam a necessidade de verificar o perfil, mesmo em moldes novos.

Na troca dos moldes, ocorrem duas situações comuns: os moldes usados serem descartados sem que haja uma comprovação de sua inutilidade e a substituição por moldes novos que passam ao uso sem que também sejam inspecionados a fim de confirmar que o perfil informado pelo fabricante é adequado para o tipo de aço que será produzido. Nas duas situações é de grande importância a confirmação do taper. É preciso evitar que moldes novos sejam postos em serviço sem a confirmação que tenham o perfil adequado ao processo e ao aço a ser produzido. Não é incomum encontrar estas situações.

Entretanto, é preciso se questionar se esses valores e dados, fornecidos pelo fabricante, estão, de fato, além de qualquer possibilidade de erros. Em outras palavras: é um cuidado desnecessário medir e verificar os moldes novos?

A necessidade existe? Moldes novos pode apresentar erro dimensional em relação ao informado?

Sim. Essa conclusão foi tomada após inúmeras medições realizadas através da utilização um sistema de medição do perfil de moldes para máquinas de lingotamento contínuo. Muitos moldes novos apresentam incompatibilidade entre o valor real do taper medido e o taper informado pelo fornecedor. Essa incongruência entre os dados do fornecedor e os dados reais é facilmente evidenciada nos gráficos apresentados à seguir:

Mould Profilometer Software Scree showing a profile mismatch

Mould Profilometer Software Scree showing a profile mismatch

Mould Profilometer Software Scree showing a profile mismatch

Mas o que isso representa?

Um molde com o taper fora do perfil projetado para a máquina de lingotamento contínuo pode, de uma maneira geral, apresentar tanto dimensões maiores (Figuras 1 e 3) quanto menores (Figura 2), em relação ao especificado pelo fabricante.

Quando as dimensões estão maiores do que as fornecidas pelo fabricante, o molde novo vai ter o mesmo desempenho de um molde desgastado, a pele em solidificação vai perder contato com o molde prematuramente, e a incidência de perfurações vai aumentar.

No outro extremo, quando as dimensões são menores do que as listadas pelo fornecedor do molde, a pele vai assumir essa nova dimensão e, se não houver perfuração, a massa linear será menor do que o esperado. Além disso, dimensões internas menores geram um aumento da fricção que, por sua vez, ocasiona uma série de defeitos superficiais de produção.

Conclusão

A utilização de uma ferramenta confiável para a verificação dos moldes torna-se um item fundamental no controle de qualidade, e na busca por maior controle do processo produtivo – características compartilhadas entre as maiores siderúrgicas, dos maiores grupos do mundo – para atender as necessidades e demandas de um mercado cada vez mais exigente.